sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tonalização Royal Shower: a ordem dos fatores ALTERA o resultado.

Como funciona uma tonalização Royal Shower (e outras dentro do mesmo princípio)?
Funcionam dentro do princípio da regra de cores muito bem definida por Otswald.  Então, determinados pigmentos contrapõe outros que estão colocados em oposição. Como resumo da regra podemos dizer que a estrela está dividida entre cores frias que contrapõem cores quentes (ou vice-versa).
Traduzindo para a cosmetologia vet: se queremos favorecer brancos, devemos eliminar pigmentos que estão exagerados na composição do espectro. Geralmente vermelhos, amarelos e alaranjados,. A natureza dos pigmentos impõe que consideremos a presença de tons intermediários e que as cores naturais estão sempre agregadas a proteínas e não deixarão de se expressar mesmo que colocadas junto com pequenas quantidade de um pigmento oponente.

  • Isto nos deixa diante de duas notícias, uma boa e outra má. A Boa notícia é que ser´muito difícil um pigmento anular uma cor. Por exemplo não vamos conseguir que uma pelagem fulva fique branca por esta via. A má notícia  é que para descolorir pigmentos naturais do pelo será preciso oxidar e a consequência disto será o dano permanente na estrutura. Aliás em show de cino e gatofilia era comum um animal aparecer lindo, ganhar a etapa e não aparecer no restante do circuito. A razão?  Os pelos ficavam realmente branco mas uma semana depois caem e levam muitos meses para adquirir o volume que tinham (quando readquirem).
Mas que necessitamos em cosmetologia pet é anular pigmentos intrusos. Uso este termo para definir os que são adquiridos por contato com sujidades e que permeiam o pelo por encontrar aberturas de escamas de cutículas. Então um mix de pigmentos azuis, violetas e verdes conseguirão atenuar pigmentos vermelhos, alaranjados e amarelos que dão os tons sujos numa pelagem branca e que se deseja completamente alva.
Para fazer isto é necessário introduzir o pigmento dentro do pelo. A única maneira de fazer isto é através da abertura de escamas, através de pH alto. Por isto os tonalizantes precisam ter um pH muito acima do neutro fisiológico e ao aplicá-lo é possível notar imediatamente, que o pelo "engrossa". Sinal que as cutículas abriram e que os pigmentos tem chance de penetrar. Lógico que um fabricante idôneo e capaz providenciará que os pigmentos sejam os aprovados, num mix correto para a finalidade e dará meios ao usuário para que providencie de uma maneira fácil e rápida o fechamento das cutículas. É o que pretendemos demonstrar no passo a passo para uma tonalização com o All Tones Branco Hiper  da Royal Shower:

  1. Limpeza Profunda com Neutralizador de Odores Royal Shower. Este produto tem a capacidade de retirar o excesso de oleosidade, as sujidades agregadas e fazer uma reposição imediata. O objetivo é alem de evitar um efeito rebote, impedir que a gordura passe a agir como carreador de pigmentos, Pigmentos penetrando em velocidade diferente no mix significa mancha. Então se tiver dúvida se o animal está bem limpo, lave novamente.
  2. Tonalização: o pelo limpo pode ter suas escamas abertas e a simples aplicação do tonalizante fará isto. A razão de recomendarmos que se dilua uma parte de shampoo em doze de água potável é que isto será mais amigável ao um usuário com pouca prática. Ainda que groomers muito experientes consigam fazer uso do produto puro sem provocar manchas e tenham (justificado) orgulho disto. Uma coisa bem estabelecida para todas as marcas é que tonalizantes devem ser imediatamente esfregados e que produto (mesmo diluído) deixado sobre a pelagem ´sinônimo de mancha. Se assim não fosse não haveria como "branquear" uma pelagem. Então a regra é esfregar imediatamente. Por isto recomendamos que a aplicação seja feita com uma esponja  (Scotch Brite) e que a escovação seja no sentido raiz pontas dos pelos. Nunca em movimentos circulares ou em vaivém porque numa situação em que as cutículas estão abertas, isto provocará a quebra do pelo.É importante salientar que os efeitos de contraposição são cumulativos e que num mesmo banho a sequência de aplicar, esfregar e enxaguar equivalem a um banho semanal. Então se fizermos isto 4 vezes será o mesmo que dar um banho semanal durante um mês.
  3. Hã manchas diferenciadas em vários locais da pelagem e a estratégia recomendada fazer (e repetir) aplicações por região. Assim geralmente patas, barbas e barrigas são mais amareladas  e devem ser lavadas várias vezes antes de passarmos ao passo seguinte. 
  4. Após o banho por regiões é mandatório que se faça um banho no animal inteiro. Mesmo que seja part color. A primeira razão para isto é que, como já disse o branqueamento não se dá por descoloração, E que cores resultantes de proteínas não serão afetadas pelos pigmentos contidos nos tonalizantes. A segunda razão é que não só de cor vive nossos All Tones, eles conseguem propiciar alinhamentos que permitirão brilhos e nuances insuspeitadas. Assim um animal preto não ficará cinza (seria grotesco) nem um fulvo ficaria palomino ou loiro.
  5. Fechamento de cutículas é obtido com nosso shampoo Restaurador de Cores. Ao mesmo tempo em que as proteínas coloridas vão readquirir seu viço, as cutículas suavemente se fecham e isso pode ser sentido já na aplicação: os pelos afinam (lembra que o tonalizante abriu e engrossou?)  
  6. Se a característica da pelagem do seu animal for lisa e com caimento vc poderá melhorar esta característica poderá favorecê-la com mais uma aplicação, desta vez com o shampoo Extra Keratin (otimizado para cães)
  7. Selamento da cutículas: obtido com as máscaras Hidrate Care Floofy (para animais com pelos encaracolados, estruturados o esvoaçantes - como gatos) e Intensive Care (para animais com pelagens lisas, longas e com caimento). O efeito obtido com estas máscaras, além de hidratar, é tornar mais forte o fechamento das cutículas impedindo a penetração de pigmentos "intrusos".      


Nenhum comentário:

Postar um comentário