segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lágrima ácida

Os pedidos de explicação de o que seria a causa e qual seria o tratamento da lágrima ácida me motivam a escrever o texto. Com humildade, peço que entendam que o objetivo não é vender medicamento, cosméticos ou o quer que seja. Muito menos induzir procedimentos médicos veterinários. O que me move é satisfazer a necessidade das mamys (como carinhosamente passei a chamar esses seres adoráveis que se desvelam em cuidados e carinhos aos filhos que lhes sorriem sempre: os seus bbs). Ainda que esta afinidade com as mamys me tenha rendido acusações de falta de ética pois tenho ensinado como fazer e não apenas como comprar. Faz parte e não foi o primeiro embate, com estruturas comerciais arcaicas, que travei, e espero que ainda contado no número dos vivos, não seja o último.

Causas da denominada lágrima ácida:
O nome técnico do problema é dacriorreia
Um trabalho científico descrito em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/bjvras/v40n2/v40n2a01.pdf mediu o pH de lágrimas de 95 animais Poodle (35 com mancha e 60 sem mancha) e concluiu que o pH da lágrima não tem relação com a mancha. Ambos os grupos apresentaram pH de lágrima entre 5 e 6. Portanto o normal dos cães é que a lágrima seja ácida ao contrário de humanos onde o pH das lágrimas normalmente está 7,2 Estatisticamente não se encontrou significância com o tipo de alimentação.
Ainda que eu tenha a certeza de que a adição de corantes aos alimentos ingeridos sejam, também uma causa de manchas, me parece evidente que a consistência da ração seja um fator importante na prevenção de tártaros, daí que os pellets podem ser o motivo de que uma ração cause menos episódios de mancha por lágrima que outros e que alguns animais ingerindo o mesmo alimento apresentem o problema (a conformação da arcada compromete a eficiência do pellet neste quesito) ao passo que um irmão seu não apresente sob o mesmo manejo.  
Conteúdos um pouco mais alto de Ferro dissolvido na água da bebida também são acusados de provocarem a mancha. É compreensível pois compostos ferrosos podem sofrer oxidação (por bactérias) para compostos férricos, cuja maior característica é serem de cor marrom e de baixa solubilidade. Significa novamente a interferência de microrganismos no problema. Num caso deste a administração de água mineral de boa procedência atenua ou resolve o problema. Porque água mineral? Porque o excesso de ferro na água prejudica a palatabilidade e ninguém consegue vender uma água como mineral com este problema.
Mas o problema que encontro com o mais grave e preocupante é, justamente, o mais encontrado:  tártaros.
Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite.


Assim como ocorre com as pessoas, o mau hálito de seu cachorro pode ser o sintoma de um problema muito comum em animais, a doença periodontal. Esse processo causa a inflamação das estruturas periodontais que dão sustentação aos dentes, podendo causar o comprometimento da estrutura dentária e até a perda dos dentes.
Além disso, as bactérias presentes na boca dos cachorros com doença periodontal podem entrar mais facilmente pela circulação sangüínea causando graves problemas renais e cardíacos.
Fica evidente, para mim que o problema da mancha de lágrimas transcende a questão estética. Vamos falar sobre a estética, mas sempre depois da saúde.
A doença periodontal poderia ser definida como uma coleção de pequenos abcessos. As bacterias que os formam colonizam toda a  cavidade oro faríngea. Os dutos lacrimais fazem parte desta estrutura. Se estão infectados  diminuem a espessura (luz) livre do canal e passam a drenar muito menos líquido. Este líquido (se infectado) poderá  ocasionar a mancha,
Então o que preconizo é simples. Cuidado intenso na prevenção e remoção de tártaro que sempre deverá ser acompanhado de Stormogyl (lógico que por prescrição de médico veterinário, e vc pode mostrar este texto a ele(a)).
Outro motivo para debelar estas pequenas infecções é que o quadro cronico aumenta em muito a quantidade de anticorpos circulantes. Isto se traduz num aumento brutal no índice de VHS (velocidade de hemo sedimentação). Altos níveis de anticorpos traduzem infecções que o organismo não está conseguindo vencer. São causa de problemas articulares chegando a artroses e também perigosos quadros de endocardites. Não quero nem falar de sinusites.

Considerações e abordagens estéticas
Há produtos apregoados como resolvedores do problema. Considero uma falácia. Porque combatem a contaminação na parte externa do pelo mas o problema continua e por vezes grave. Uma situação que depõe muito contra a estratégia dos pós usados como maquiagem é que na verdade eles selecionam microrganismos resistentes. Então numa queda de imunidade qualquer o animal pode evoluir para uma pneumonia, sinusite, enterite e chegar mesmo a óbito. E ninguém vai se lembrar que estava administrando antibiótico em baixas dosagens e com isto não vai haver mudança de princípio e a perda de controle é quase inevitável. Vamos concordar que a perda do animal não será culpa do vet que não segurou a bronca?  

Há antibióticos que não fazem mal ou causam resistência?
Há substâncias que possuem a capacidade de combater infecções por um mecanismo ainda não compreendidos (sabemos que são vários) mas que com certeza são diferentes do obtidos sinteticamente e constituem o arsenal mais poderoso da medicina atual. Portanto não embutem o risco de produzir microrganismos resistentes. 
São amplamente usados pelas populações da Índia (onde a árvore de neem é chamada de "A farmácia da aldeia" de onde se extrai um óleo de múltiplas e comprovadas qualidades terapêuticas e estéticas ) e do Brasil (onde o uso do óleo extraído da copaibeira é amplamente usado principalmente na região norte - como remédio. No mundo todo se reconhece o poder de fixador de perfumes e também o poder hidratante do óleo de copaíba). Estes dois óleos possuem então a capacidade de inibir o crescimento indesejável de populações bacterianas com potencial patogênico. 
Um parentese importante se faz necessário: a capacidade de eliminar pragas mas preservar predadores que o óleo de neem possui, mas que ao mesmo tempo preserva os benéficos, coisa semelhante ocorre com as copaíbas que combatem fortemente fungos patogênicos mas preserva os saprófitas. para minha pessoa e independente de outras comprovações, é uma prova da existência divina, pois a natureza louva ao seu Criador.

Porque shampoos da linha Royal Shower atenuam a mancha de lágrima?
Assim os todos os shampoos da linha Royal Shower combinam teores de óleos de neem com efeitos suficientes como inseticidas e repelentes (nada tão feérico como uma piretrina - nem tão perigoso) além de uma ação anti fúngica e antibiótica que com o tempo de uso se revela. O óleo de copaíba tem efeitos semelhantes e portanto são sinérgicos. Além disto possui uma ação cicatrizante que impressiona e pequenas lesões são prontamente reparadas. Dentro do pelo o óleo de neem é protegido da fotodegradação e o efeito repelente se faz muito presente. 
Isto com o decorrer de alguns banhos, já é patente. 
A pergunta que já não quer calar é: então posso ir na casa de artigos para jardinagem, comprar um litro de óleo de neem e mandar ver no Totó? Eu não faria isto. Porque os óleo que vc vai encontrar é emulsionado e  feito com vistas a fins agrícolas. Significa que se o óleo de neem contido pode fazer bem, o emulsionante, pode ser prejudicial. Além do que o que faz a diferença entre remédio e veneno, quase sempre é a dosagem.
Então o mecanismo de combate cosmético à mancha de lagrima é multi facetado:
1- A lavagem e diluição da população bacteriana
2- Diminuição da população por ação antibiótica por conta do efeito de neem e copaíba
3- Diluição dos compostos férricos, primeiro no exterior do pelo e depois no seu interior
4- Atuação de  pigmentos contidos no shampoo que vão anulando os alaranjados e amarelados que este óxidos provocam;
5- A selagem das cutículas impede que novas contaminações ocorram.

Métodos como aplicação local de antibióticos, ácido bórico ou quaternários de amônio atenuam manchas? 
Sim. e o dia a dia comprova isto. Mas o método com antibiótico pode provocar resistência. O método com quaternário e ácido bórico demanda muita perícia de modo a não injuriar conjuntivas.


E o gel dental APT7? Tem efeito sobre tártaros?

Esperei 60 dias para dizer isto. Tem sim. A Curcuma zedoária é uma planta originária da Índia e possui várias indicações entre as quais antissepsia bucal. O micro organismos Streptococcus mutans tem capacidade de crescer em meio ácido e formar um biofilme. Inicialmente este biofilme constitui  a proteção da colônia e geralmente tem coloração amarelada. Nesta fase escovação bem executada pode removê-lo. Com o decorrer do tempo e na presença de gás carbônico a colonia se mineraliza e constitui os tártaros que normalmente são removidos por meios mecânicos em procedimentos cirúrgicos.
Por mecanismos não esclarecidos a Curcuma zedoária  torna o biofilme instável o que se verifica inclusive nos cálculos mineralizados. Suspeito que o ativo vegetal inviabilize a efetividade do mordente ("cola") secretado pelo micro organismo, impedindo o crescimento populacional (ao mesmo tempo em que a saliva passa a exercer uma ação diluidora - com o mesmo efeito). Deste modo se observa que após alguns dias de uso há uma mobilização espontânea da placa o que em casos pouco severos chega a ser o suficiente. 
O efeito associado na mancha de lágrima é evidente, visto que o produto consegue higienizar toda a cavidade orofaríngea (conduto lacrimal incluído) com alívio dos sintomas da mancha regredindo em pouco tempo. Ainda que com esta estratégia se consiga evitar o uso de antibióticos, vale ressaltar que a apresentação em gel proporciona um tempo de contato adequado sendo desnecessárias aplicações em volume alto e em curtos períodos. Uma aplicação diária, sem necessidade de escovação, basta.
O bafo terrorista desaparece (na expressão impagável da Dra Patrícia Testa Triacca - nossa parceira do Triaccan Kennel) , é um brinde inesperado. Visto que o metabolismo de muitas bactérias produzindo a todo vapor, produz gases, está explicado.
Eu tenho a esperança e pretendo montar um experimento onde se comprove in vitro estes efeitos, para corroborar a prática. Suspeito que tenham efeito semelhante sobre Streptococcus oralis o que seria uma dádiva, pois trata-se de um membro da microbiota normal da cavidade oral e oportunista. talvez isto seja a causa da trégua da minha sinusite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário